Menu fechado

Câncer e a Luta por Qualidade de Vida!

Por Vera Lúcia Ruiz*

A Associação Ciranda da Vida, suporte para pacientes com câncer, ex-pacientes, seus familiares e cuidadores, veio para Porto Seguro para ficar!

Hoje me pego a refletir sobre o nosso início. Como foi dificil semear esta semente que hoje já é uma plantinha que estamos regando com muito amor e sabedoria, para vê-la, um dia, grande árvore frutífera. Este crescimento é lento! Mas as nossas raízes são fortes e muito firmes. Falo em nome de toda a nossa equipe de voluntários e parceiros, que com muito amor abraçaram esta causa, dedicando-se todos os dias para que os nossos pacientes possam ter uma vida com mais dignidade. Falo em nome dos nossos queridos pacientes, que todos os dias têm que matar um leão para sobreviverem com tantas dificuldades neste tratamento que consome todas as suas forças. Estes, sim, são verdadeiros heróis!

Que vivem com a figura da morte iminente dentro de seus corações, e mesmo assim arrumam forças para sorrirem para a vida. A doença do câncer, infelizmente, continua sendo muito estigmatizada.

Quando o paciente recebe o diagnóstico, é como estivesse recebendo a sentença de morte! Mas, é preciso ganhar consciência de que o câncer tem cura. Para isso, hoje temos diversas campanhas na luta contra o câncer: ………………tal e tal…….

É muito importante a percepção do próprio corpo. O diagnóstico precoce da doença é fundamental para o melhor resultado final do tratamento, que é multidisciplinar, onde as equipes de profissionas são especializadas nesta área da medicina. A psico-oncologia é uma área da psicologia, onde o profissional faz especialização na área da oncologia, atendendo pacientes como seres integrais. A Associação Ciranda da Vida acredita nisto ao oferecer aos seus pacientes o acompanhamento multidisciplinar e gratuito.

Quando falamos em “qualidade de vida” podemos pensar num conceito complexo formado por aspectos emocionais, sociais, físicos e espirituais. Especificamente, falamos das relações que o paciente estabelece nos âmbitos psicológico e físico, quais as suas crenças, como estão os seus relacionamentos psicossociais e o nível de satisfação com a própria vida. Faço um convite à sociedade porto segurense: Que cada um possa ser solidário a uma causa tão nobre! Ao ser voluntário e doar o seu sorriso, o seu abraço, o seu amor a um paciente com câncer, certamente fará a diferença!